http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/beleza http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/cabelos http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/makeup http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/moda  http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/outroshttp://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/resenhas http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/unhas

Tudo que você não sabe sobre a TPM




Esse assunto interessa tanto a mulheres quanto á homens, não é mesmo? Você sabe o que é e como tratar? Então continue lendo...






O que é e como acontece?



     TPM é o nome que se dá aos sinais que se manifestam antes da menstruação. Mara Diegoli, uma médica que é coordenadora de Apoio á mulher com Tensão Pré-menstrual, afirma que em questão de hormônios sexuais as mulheres são bem mais complicadas que homens. 
     Os homens produzem testosterona e vão diminuindo gradativamente durante os anos, em contrapartida, nas mulheres os hormônios estrógeno e progesterona variam no decorrer do ciclo menstrual, isso quer dizer que cada dia desse ciclo a mulher oscila de humor. Desculpe homens, mas não é nossa culpa!        ¯\_(ツ)_/¯    

Quais os sintomas? 

   Os sintomas são: irritabilidade, depressão, dor nas mamas, agressividade e dor de cabeça. É um momento em que a mulher fica sensível e pode explodir a qualquer momento por uma causa boba. 
   Uma substância chamada serotonina é produzida pelas células nervosas (e coloca nervosas nisso! HAHA) atua sobre o humor no nosso organismo. O nível de serotonina abaixa nas mulheres no período pré menstrual e quando há queda dessa substância elas não ficam muito agradáveis. 
     Uma observação importante é que a TPM dura somente antes e durante a menstruação. Caso os sintomas persistam deve-se consultar um psiquiatra, pois poderá se tratar de doenças como a depressão, por exemplo, que não está somente ligada como causa de tensão pré-menstrual.

O que eu devo fazer para amenizar os sintomas?


      Atividade física é uma ótima opção. O exercício aeróbico é perfeito ou qualquer tarefa que descarregue sua ansiedade, como por exemplo dançar, andar de bicicleta ou caminhar. 

     É recomendado que se evite café e seus derivados nessa fase (aumenta ansiedade), não fume (te deixa com insônia) e nem beba. Sabe o sal? Pode reduzir também!  ☠  Claro que nem tudo é restrição, também tem alimentos que ajudam como: chuchu, morango, melancia, salsa, agrião e aspargos. Segundo a nutricionista Thabata Martins alimentos como carnes, banana, atum, batata, lentilha e grãos integrais auxiliam na melhora do humor, justamente por aumentar aquela substância que já abordamos acima, a serotonina. 

   Aquela vontade de comer chocolate são suas células te dizendo: precisamos de magnésio, onde está aquela apetitosa barra que contém cacau? Então se você consumir, irá te ajudar nos sintomas. Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ   E a cólica, nossa maior inimiga, pode ser eliminada com ácidos graxos (abacate, peixe, amêndoa, linhaça, azeite e semente de abóbora), laticínios: todos derivados do leite por conter cálcio (substância que também fica escasso nesse período) e frutas.

Você também pode procurar um médico para tratar com algum medicamento ou simplesmente muar a rotina, fazer coisas novas para mandar pra longe a irritação desse período!

Algumas recomendações

    Vocês conhecem o aplicativo CLUE? Ele é um rastreador de ciclo menstrual que prevê, de acordo com as informações que você insere, seu próximo ciclo de TPM e os dias nos quais você tem maior probabilidade de engravidar. Caso não se adapte, tenha uma agenda para anotar os dias que está sentindo os sintomas da TPM. Assim, nos próximos meses você irá se conhecer cada vez melhor e saber de suas limitações. 
    Usar a TPM como desculpa também não é legal, você tem o direito de estar á flor da pele, mas deve se controlar. Isso irá te ajudar em várias áreas de sua vida, pois ter mais um pouco de auto controle não é nada mal! 
    Não agende nada importante nesse período. É mais provável que não tome todas atitudes corretas e você se arrependa depois!



Então é isso suas lindas! <3 
Espero que a próxima TPM seja mais amena com essas dicas.
Boa sorte e até a próxima. 

Beijos de luz :* 




Por: Letícia e Jéssica Fonseca.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário